Blog

"Síndrome de Gabriela": profissionais devem ter cuidado com ela

"Síndrome de Gabriela": profissionais devem ter cuidado com ela

“Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim... Gabriela… sempre Gabriela”. O trecho da música cantada por Gal Costa exemplifica um problema comum no ambiente de trabalho: a inflexibilidade. Você já deve estar imaginando as pessoas que você conhece e que tenham este perfil. São aquelas pessoas que, mesmo qualificadas tecnicamente, se recusam a mudar por acreditarem que as coisas devem ser feitas do seu jeito. As consequências de tal comportamento é o não crescimento na carreira, não adepto a mudanças e evoluções que existem constantemente no ambiente corporativo.

Quem tem esse comportamento prejudica não só a si mesmo, mas toda a empresa. Afinal de contas, não é possível crescer e alcançar metas realizando procedimentos que já não são satisfatórios. Com esse discurso, muitos profissionais com potencial ficam estacionados no tempo. Como reconhecer? Algumas frases são típicas de profissionais inflexíveis. As mais famosas, são as seguintes: “vamos fazer assim, pois sempre fizemos desta maneira”; “Sei que isto é bom, mas prefiro fazer do meu jeito”; “Eu sinto muito, mas sou assim”. Dentre os motivos que fazem com que estes profissionais se comportem de tal maneira, o especialista acredita que o medo de não dar certo, de errar ou de receber críticas, se destacam. Para quem sofre da apelidada “síndrome de Gabriela” o caminho é repensar as atitudes e começar a mudar postura. 

O processo de mudança nem sempre é fácil: exige trabalho, planejamento e força de vontade. Por isso, muitos preferem continuar fazendo as mesmas coisas no trabalho e na vida pessoal, perdendo a oportunidade de conhecer novos caminhos, amadurecer e descobrir novas possibilidades. 

Ligia Bueno - Psicóloga e Business Partner 


Compartilhar: