Blog

Empresa familiar e relacionamento

Empresa familiar e relacionamento

Empresa familiar, compreende o fato de que em algum momento você, seus filhos ou netos estarão ali trabalhando ou no comando. O crescimento do negócio virá a partir da dedicação de cada um e os conflitos são inevitáveis. O desafio é impedir que problemas em processos de trabalho invadam o ambiente familiar. Além disso, é preciso se certificar de que os herdeiros estão totalmente capacitados e comprometidos em assumir o negócio caso exista essa necessidade. Mas, a capacitação e especialização deve ocorrer quando os atuais líderes ainda tiverem alguns anos de gestão pela frente, não às pressas.

Confira algumas dicas para manter uma empresa familiar: 

1 – Defina critérios e limites para o relacionamento fora da empresa. 

Deixe claro para todos os membros da família quem está dentro do negócio e quem não está. No dia a dia, essa separação vai ser muito importante. Isso evitará certos assuntos no ambiente familiar que dizem respeito ao ambiente de trabalho. Algumas opiniões dadas na hora errada podem gerar um grande problema depois.

2 – Estabeleça regras para a remuneração de cada um é essencial. 

Determinar critérios de remuneração para cada membro da família e para quem é colaborador da empresa mantém um fluxo de caixa saudável. Inúmeros conflitos serão gerados caso não haja a exposição clara dos critérios de remuneração. Desempenho e expertise devem pautar esses critérios. A remuneração dos familiares ativos na empresa não deve ser necessariamente maior do que de outros funcionários. É preciso levar em conta o tempo no cargo, experiência na função e claro, o desempenho.

3 – Não centralize decisões no fundador da empresa. Isso limita processos! 

Centralizar informações e decisões no fundador da empresa deixa funcionários presos à sua presença. Caso ele precise se ausentar, os gestores terão um grande problema pela frente. Se isso acontece na gestão, imagina o que pode acontecer em uma sucessão repentina? A máquina vai parar por algum tempo e isso se refletirá no lucro. Uma gestão participativa, descentralizada e próxima dos funcionários resulta em um maior comprometimento da equipe com os resultados.

4 – Crie um contrato de uso de marca e explore os valores da empresa. 

Ao longo da história de uma empresa, podem surgir divergências quanto ao uso da marca. Uma dúvida bastante comum nas empresas familiares é se os membros podem abrir novas empresas com marcas diferentes. A melhor maneira de tirar qualquer dúvida é revisar ou reiterar o contrato. Tudo, absolutamente tudo deve estar em contrato. Já os valores de uma empresa familiar são elementos que pesam bastante na hora da tomada de decisão. Geralmente, também são o diferencial do negócio e também devem estar em contrato. Por isso, deve haver um cuidado redobrado para que os valores não limitem o posicionamento da empresa.

5 – Evite brigas entre herdeiros. O futuro da empresa está em jogo!  

Por vezes, há mais do que um candidato para tomar conta dos negócios de uma empresa familiar. O desafio é encontrar uma solução pacífica, que agrade ambos os sucessores e ainda esteja de acordo com os interesses da empresa. Estabelecer posições de liderança com pesos semelhantes é uma boa sugestão. Aproximadamente 30% das empresas familiares chegam à segunda geração e 5% alcançam a terceira. Vale ressaltar que processos sucessórios são importantes para empresas que querem renovar ideias e modernizar práticas de negócio.

(via Marketup)

Compartilhar: