Blog

Comunicar bem!

Comunicar bem!

Um dos maiores problemas nas relações pessoais e profissionais é a comunicação! A palavra que vem do latim, comunicare, que significa compartilhar. Compartilhar implica estar em território comum. E essa é a questão: nem sempre as pessoas estão no mesmo território, principalmente líderes e colaboradores.

Quando as pessoas estão em territórios diferentes, não existe possibilidade de compreensão mútua. Eis outra palavra significativa. Compreender é diferente de entender. Com significa junto e preender é entender. Então compreender é mais que entender. Compreender é entender junto. 

Deixando a etimologia de lado, vamos ao que interessa. Os principais erros do líder que comunica mal são: 

1- ser fornecedor de respostas, independente das perguntas terem sido ou não formuladas; 

2- falar mais do que escutar; 

3- pouco se importar com a opinião dos outros. 

Esses erros são mais comuns do que se imagina ou admite e ainda existe um quarto erro fatal. Para que a comunicação seja eficaz, considere a figura de um iceberg. Na parte visível, está aquilo que é comunicado. Na submersa, a intenção de quem comunica. Compreender a intenção da mensagem é fundamental para o seu entendimento. Líderes costumam dar ordens sem esclarecer as intenções. Esse é o quarto erro, comum e fatal. Quando o líder esclarece a intenção, ele dá qualidade à comunicação. Quando o por que é compreendido, o como torna-se inteligível. 

Esclarecer a intenção aumenta a qualidade da comunicação. Acrescente a essa mais quatro dicas eficazes: 

1- Não espere que seus colaboradores venham até você, mas vá aonde eles estão e comunique-se com eles no território deles; 

2- Faça perguntas, pois isso ensina seus colaboradores a pensar as respostas e, assim, a comunicação fica de mão dupla; 

3- Entenda por território os dois espaços, o físico e o de comunicação, deixando que os colaboradores ocupem a maior parte de ambos e, sobretudo, permita que as pessoas falem mais e, de preferência, não digam o que elas acham que você gostaria de ouvir, mas sim o que sentem e pensam; 

4- Reconheça e valorize aquilo que é dito, independente da qualidade das respostas. Assim, todos se animarão em expressar suas ideias, opiniões, pontos de vista. Livre e sinceramente. 

Comunicação é e sempre será um grande desafio, não apenas na empresa, mas em todas as nossas relações. Como muitas outras coisas na vida, é uma questão de aprendizado e visão aberta. Experimente!

 

Via Metanoia

Compartilhar: