Blog

Business Partner e a importância para a sua empresa

Business Partner e a importância para a sua empresa

Atualmente o termo da moda é “gestão de engajamento”. Na teoria, isso significa colocar em convergência os propósitos da empresa e do colaborador. Mas, e na prática? Em 1980, David Ulrich, o guru da gestão de pessoas e autor do livro Human Resource Champions, lançou o conceito de Business Partner (BP), que seria a figura responsável por realizar o alinhamento entre as necessidades da empresa e da gestão de pessoas.

O problema é que de lá pra cá, nesses mais de 30 anos, muitas empresas ainda encontram dificuldade para identificar esse profissional e desenvolver essa função dentro da sua organização. De maneira direta, o Business Partner é um profissional com visão generalista, de presente e futuro, que busca aproximar o departamento de Recursos Humanos das áreas de negócios. Isso significa que ele não só precisa deter o conhecimento dos subsistemas de RH, mas também do próprio negócio para poder discutir soluções estratégicas para a empresa. 

No dia a dia de um BP, cerca de um terço do seu tempo é gasto trabalhando com dados. Além disso, ele deve atuar como um conselheiro do executivo para todos os assuntos ligados ao negócio e às pessoas, para que a relação entre os especialistas das áreas e os executores dos processos esteja em equilíbrio. 

É por isso que, entre as suas principais características, está a flexibilidade para trafegar entre os setores da organização e o RH, avaliando possíveis falhas na liderança e executando ações de capacitação. Além disso, ele também pode ser fundamental para aumentar os ganhos da corporação. E, com o mercado cada vez mais dinâmico, contar com os recursos de um BP contribuirá para o impacto positivo na imagem da empresa e no clima organizacional – colaboradores percebem que estão sendo valorizados e podem ser ouvidos por causa da rapidez no feedback, queda de turnover e direcionamento mais eficaz dos investimentos em capacitação das equipes. 

E a sua empresa? Será que ela já percebeu a importância do BP para alavancar as estratégias? 

Ligia Bueno - Psicóloga e Business Partner

Compartilhar: